A diretora financeira (CFO) da OpenAI, Sarah Friar, afirmou nesta sexta-feira (13), durante palestra no VivaTech, em Paris, que a empresa está em processo de recapitalização de sua unidade com fins lucrativos. O objetivo é convertê-la em uma “public benefit corporation” (PBC), estrutura societária adotada por empresas que buscam lucro, mas que também assumem legalmente o compromisso com uma missão de interesse público. O modelo permite que a empresa abra capital na bolsa de valores por meio de uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). 

A reestruturação da empresa vem sendo discutida há meses, mas tem sido difícil obter consenso, já que foi criada inicialmente como organização sem fins lucrativos com objetivo de usar a tecnologia para ajudar a humanidade.

“Estamos no meio da nossa recapitalização”, disse Friar. “No lado com fins lucrativos, essa unidade vai se tornar uma public benefit corp, e PBCs podem sim abrir capital.”

Segundo ela, esse formato já é utilizado por outros concorrentes e viabiliza o alinhamento entre a operação comercial e a organização sem fins lucrativos… leia mais em Valor Econômico 13/06/2025