Órgão de fiscalização alemão bloqueia aquisição dos ativos de carne da Vion pela Tönnies
A autoridade antitruste da Alemanha bloqueou a aquisição, pela processadora de carne local Tönnies, de uma série de ativos de plantas no país pertencentes à Vion, empresa holandesa com sede no país.
Os matadouros da Vion em Buchloe, Crailsheim e Waldkraiburg são particularmente preocupantes, informou o Bundeskartellamt em um comunicado ontem (12 de junho).
Andreas Mundt, presidente do órgão antitruste Bundeskartellamt, afirmou: “A aquisição das instalações da Vion levantou preocupações com a concorrência, pois fortaleceria a posição de mercado da Tönnies em detrimento dos produtores e concorrentes menores que permanecem nas regiões afetadas. Além de sua posição já dominante no setor de abate e processamento de suínos na Alemanha, a Tönnies também conquistaria uma posição de liderança no abate e processamento de bovinos.
A aquisição reduziria as opções para produtores e clientes migrarem para empresas alternativas, expandindo assim a posição de mercado e o escopo de atuação do Grupo Tönnies. Também traria desvantagens para os compradores de produtos de abate em toda a Alemanha.”
A Vion iniciou uma rodada de fechamentos de ativos de carne na Alemanha em 2023 e, posteriormente, anunciou um plano para sair completamente do mercado. Em janeiro do ano passado, fechou um acordo com a Tönnies para duas de suas plantas, seguido por mais algumas em setembro do mesmo ano.
As alienações planejadas incluíam matadouros em Buchloe, Crailsheim e Waldkraiburg, além de uma unidade de desossa em Hilden e duas unidades de processamento de couro em Memmingen e Eching-Weixerau.
Em reação ao Bundeskartellamt, um porta-voz da Tönnies declarou em comunicado enviado à Just Food: “Estamos profundamente decepcionados com esta decisão.”
A empresa acrescentou que está “revisando” o raciocínio da autoridade e “decidirá então sobre possíveis medidas legais”.
Fornecendo mais detalhes sobre sua decisão, o Bundeskartellamt afirmou ter solicitado feedback de concorrentes e clientes de carne na Alemanha e “chegado à conclusão de que a fusão resultaria na criação ou fortalecimento de uma posição dominante para a Tönnies em diversos mercados regionais de abate no sul e leste da Alemanha”.
Acrescentou que a Vion era a “líder de mercado” no abate de gado no sul da Alemanha. Após a aquisição, a Tönnies deteria mais de 40% de participação de mercado nas áreas de influência de Buchloe, Waldkraiburg e Kempten, “superando em muito” os concorrentes menores.
A fusão também fortaleceria o domínio da Tönnies no abate de suínos na região de Weißenfels, adicionando Crailsheim, cuja área de influência se sobrepõe, acrescentou o regulador.
Em março, o Bundeskartellamt afirmou ter enviado uma declaração de objeções à Tönnies e à Vion descrevendo as preocupações com a concorrência. Em abril, as empresas propuseram o desinvestimento e o arrendamento de instalações para adquirentes designados para resolver as preocupações, acrescentou o regulador… leia mais em Yahoo! 13/06/2025

