Maior acionista da Toky, dona das varejistas de móveis e decoração Mobly e Tok&Stok, a Home24 acaba de informar que acertou a venda de sua participação de 42,7% na companhia. No comunicado, o comprador não foi revelado — mas, surpresa, não se trata da família Dubrule, apurou o Pipeline.

A compra das ações da Home24 foi feita por um grupo de gestoras de investimentos lideradas pela GTF Capital, de Rafael Ferri. Com 18%, ele está indicando Edison Ticle como chairman. O restante da fatia ficou com Latache e DSK. A Quartzo, de Daniel Alberini, ajudou a fazer a ponte inicial entre os interessados, segundo fontes com conhecimento do assunto.

A família Dubrule, que fundou a Tok&Stok, vinha tentando retomar o controle da operação, num cabo de guerra com a atual administração da Mobly, que inclui os fundadores desta marca.

Na semana passado, bancos credores deram um aceno de waiver em caso de troca de controle da empresa, como revelou o Pipeline. Chamou atenção porque Bradesco e Santander estariam discutindo um termo que não declarasse vencimento antecipado de dívida em caso de mudança acionária se já não havia mais proposta na mesa.

No comunicado de hoje, a Home24 deixa claro que não é controladora do negócio, somente maior acionistas – o que significa que a mudança de posição não vai configurar uma oferta aos minoritários (OPA).

A Home24 diz que há condições precedentes para a alienação acordada de 52,5 milhões de ações e que ainda está em processo de alienação de outras duas milhões de ações. Ao fim do processo, a holding alemã não será mais acionista da Toky… leia mais em Pipeline 30/07/2025