Raízen troca Oxxo por Shell Select em fim de joint venture com Femsa
A Raízen e a Femsa chegaram a um acordo para encerrar a joint venture Grupo Nós, criada em 2019 para operar lojas de conveniência e mercados de proximidade. Pelo acerto, não haverá pagamento em dinheiro: a brasileira ficará com as 1.256 unidades Shell Select e Shell Café do país, que passarão a ser desenvolvidas prioritariamente por meio de franquias ligadas à rede de postos Shell.
Já o grupo mexicano assumirá os 611 mercados Oxxo, todos no estado de São Paulo, e o centro de distribuição de Cajamar, além de dívidas e caixa da sociedade. O Grupo Nós seguirá prestando serviços de suprimentos e logística para as lojas da bandeira Shell.
A operação precisa do aval do Cade antes de ser concluída e faz parte da estratégia da Raízen de simplificação do portfólio de negócios. A Raízen é controlada pela Cosan e pela Shell, com 44% cada, e está passando por uma capitalização para reduzir alavancagem, que prevê a entrada de um novo sócio para arcar com a parte da sucroalcooleira no aporte… leia mais em Pipeline 04/09/2025

