A Rakuten, peso pesado do comércio eletrônico e das finanças japonesas, está considerando uma oferta pública inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos de sua unidade de cartão de crédito, de acordo com duas fontes familiarizadas com o assunto.

A Rakuten começou a considerar uma potencial listagem nos EUA de uma das maiores empresas de cartão de crédito do Japão no mês passado, disseram as fontes. As considerações estão em estágios iniciais, com outras opções potenciais, incluindo a venda de uma participação acionária para um comprador estratégico, disse uma das fontes.

Um dos motivos para considerar um IPO da Rakuten Card nos EUA foram os planos da rival SoftBank de listar a operadora de pagamento por aplicativo PayPay nos EUA, disse a fonte. As fontes não quiseram ser identificadas, pois as informações não são públicas.

As considerações da empresa sobre um IPO nos EUA não haviam sido divulgadas anteriormente.

A Rakuten não respondeu aos pedidos de comentário. As ações da empresa ampliaram os ganhos após a reportagem da Reuters e fecharam em alta de 4,7%, em comparação com uma alta de 1,6% no índice Topix.

O Mizuho Financial Group adquiriu uma participação de 15% na Rakuten Card por 165 bilhões de ienes (US$ 1,1 bilhão) no ano passado, avaliando o negócio em mais de 1 trilhão de ienes, ou US$ 7 bilhões, com os dois lançando cartões de crédito conjuntos.

Para a PayPay, os investidores institucionais preveem uma avaliação base de 2 trilhões de ienes, mas esperam que a avaliação possa ultrapassar 3 trilhões de ienes no IPO, que pode ocorrer já em dezembro, informou a Reuters esta semana.

CARTÕES SÃO CENTRAIS PARA OS NEGÓCIOS DA RAKUTEN

A Rakuten, liderada pelo fundador e CEO Hiroshi Mikitani, revolucionou o setor financeiro do Japão ao simplificar o processo de solicitação de cartões de crédito e torná-los disponíveis para uma gama mais ampla de consumidores.

Os cartões de crédito são uma parte importante da rede de negócios da Rakuten, que abrange compras online, serviços bancários, viagens e outros serviços, com os clientes acumulando pontos de fidelidade ao efetuar pagamentos.

A Rakuten listou o Rakuten Bank em Tóquio há dois anos, enquanto o grupo se recuperava de pesadas perdas devido ao lançamento de uma rede móvel.

A Rakuten também anunciou planos de listar a Rakuten Securities, mas a Mizuho injetou recursos adquirindo participações nos negócios de corretagem e cartões.

A Rakuten Card emitiu mais de 30 milhões de cartões de crédito no Japão. O lucro operacional não GAAP da empresa cresceu 20%, para 62 bilhões de ienes no ano passado, mas caiu 4,5% no trimestre de abril a junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, devido a custos mais altos.

A Rakuten Card pretende expandir o lucro para 100 bilhões de ienes no médio prazo e busca expandir seus negócios com clientes corporativos, afirmou seu CEO, Koichi Nakamura, em março… leia mais em Yahoo! 15/10/2025