RevisaPrev capta R$ 3,8 milhões para se tornar o ‘lar das aposentadorias’
Criada para analisar aposentadorias, a RevisaPrev acaba de anunciar uma captação de R$ 3,8 milhões, liderada pelos fundos Domo VC e Bossa Invest, com coinvestimento de anjos. Com o novo capital, a startup quer acelerar o alcance do serviço de adiantamento de valores de aposentadoria.
“Queremos entregar mais benefícios e direitos para os clientes e provar para o mercado que é possível ajudar as pessoas antes da aposentadoria”, afirma Bruno Motomatsu, fundador e CEO da RevisaPrev. A solução busca complementar o que falta para o cliente se aposentar pelo INSS, quitando com o governo o valor referente ao tempo de contribuição. Esse processo pode ser feito pelo próprio cliente ou pela startup, a depender da condição financeira de cada um. Quando a RevisaPrev é a responsável pelo pagamento é cobrada uma taxa de juros de 3%, que é paga 90 dias após a concessão da aposentadoria.
Com o investimento, a RevisaPrev também pretende reforçar o uso de inteligência artificial em seus processos, ampliando a capacidade de atendimento, coleta de dados, envio de contratos e solução de dúvidas. Contribuirá ainda para melhorar os cálculos de aposentadoria, entregando mais informações aos usuários.
A legaltech foi fundada em 2020 em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O idealizador, Motomatsu, é advogado por formação e atua com aposentadorias desde 2015, quando ainda era estagiário. “Fiz meu trabalho de conclusão de curso sobre revisão de aposentadorias. Em 2018, abri um escritório para oferecer análises gratuitas”, lembra.
Dois anos depois, nasceu a RevisaPrev, com o desenvolvimento de um sistema de cálculo para revisões, apoiado pela Aleve LegalTech Ventures S.A. “Começamos a vender para advogados, mas percebemos que aposentados também usavam a nossa plataforma. Então, reformulamos para atender diretamente o cliente final, com orientações sobre documentos necessários e passo a passo didático”, explica Motomatsu. A partir daí, o foco passou a ser o pré-aposentado e o aposentado.
Hoje, a RevisaPrev oferece análises gratuitas e também serviços de crédito consignado e consultoria para complementar contribuições atrasadas. A monetização ocorre por meio de consultorias, intermediação de crédito ou indicações de escritórios de advocacia, comissionando a startup. Até agora, foram enviadas 100 mil análises gratuitas a clientes.
“Temos também um produto de educação antifraude aqui, explicando todos os passos e o que acontece após a aposentadoria. Os clientes veem muito valor nesse tipo de cuidado”, afirma.
O empreendedor não divulga o faturamento, mas afirma que pretende triplicar a receita de 2025 para 2026… leia mais em pegn 10/09/2025

