Santander anuncia venda de ativos na Polônia ao austríaco Erste Group por US$ 7,9 bi
O Banco Santander fechou um acordo para vender a maior parte de seus ativos na Polônia para o Erste Group Bank, da Áustria, por US$ 7,91 bilhões, dando continuidade a uma onda de negociações entre bancos europeus. O Santander, maior banco da zona do euro em valor de mercado, tem tomado medidas nos últimos anos para reforçar sua presença nos EUA e nas Américas, reduzindo gradualmente sua exposição à Europa.
O banco com sede em Madri informou nesta segunda-feira que planeja recomprar 3,2 bilhões de euros em ações próprias, e que os recursos da venda também permitirão investir em mercados nos quais já atua na Europa e nas Américas. O Erste informou que concordou em comprar 49% do Santander Bank Polska e uma participação de 50% na gestora de ativos Santander TFI, em um acordo voltado a ampliar sua presença na Europa Central e Oriental. O banco afirmou que usará exclusivamente recursos internos para financiar a operação, graças ao cancelamento de um programa de recompra de ações de 700 milhões de euros anunciado em fevereiro.
O Santander manterá uma participação de 13% na sua unidade polonesa e planeja comprar o negócio de financiamento ao consumidor na Polônia atualmente pertencente ao Santander Bank Polska.
Por volta das 10h15 (de Brasília), as ações do Erste chegaram a saltar 7,6% nas negociações na Europa, enquanto o Santander avançava 0,40%. Já o Santander Bank Polska, que é listado separadamente, amargava queda de 6,5%.
Segundo o Erste, com a aquisição, o grupo alcançará 18 milhões de clientes fora da Áustria e aumentará seu público potencial para cerca de 78 milhões de pessoas. … Fonte: Dow Jones Newswires… leia mais em InfoMoney 05/05/2025

