Depois de dois anos analisando mais de mil companhias, o search fund LTP Capital decidiu comprar o controle da locadora de equipamentos ABC Empilhadeiras, de Campinas. A empresa já tem presença em 18 estados e uma projeção de Ebitda de R$ 32 milhões neste ano, saindo de R$ 25 milhões em 2024.

Pelo arranjo societário, o sócio-fundador da LTP, Marcos Barboza, vai assumir a frente administrativa e comercial, enquanto o fundador da ABC, Luís Fernando Lopes, segue como sócio e executivo das áreas técnicas e de relacionamento com clientes, sem previsão de deixar a companhia – algo incomum nesse tipo de transação.

“Olhamos em torno de 1,3 mil empresas do setor de serviços em geral, primeiro de forma mais ampla e excluindo apenas os de tecnologia e financeiros”, conta Barboza, que é ex-CEO da Cultura Inglesa. “Em setembro, passamos a focar em locação de equipamentos e a ABC chamou atenção pelo seu DNA técnico, com agilidade de manutenção, eficiência operacional e frota multimarca, algo que a diferencia num mercado muito povoado por revendedores mais comerciais.”

Segundo o comprador, o objetivo é aperfeiçoar gestão e processos sem provocar grandes mudanças, preservando a essência da ABC e contribuindo para o crescimento orgânico e o resultado financeiro. A ABC vai constituir um conselho de administração.

“Após mais de três décadas de operação com recursos próprios, entendemos que era o momento certo para trazer um investidor e parceiro que compartilhasse dos nossos valores e visão de longo prazo para levar a empresa a novos patamares”, diz Lopes, da ABC.

A locadora, que também atua na revenda, foi assessorada pela VGRI Partners, que já atuou em outras transações do segmento intralogístico, com empresas como Marcamp, Trax, Greentech, JM e Mills. “Na consolidação em segmentos específicos de locação ainda há espaço para novos players”, diz Gustavo Vaz, sócio da VGRI... leia mais em Pipeline 02/12/2025