Campeã de aquisições de startups em 2024, a Selbetti, de serviços de impressão e de fornecimento de software para empresas, anuncia agora a primeira compra de 2025. A companhia está desembolsando R$ 25 milhões para adquirir a Euax, consultoria especializada em transformação digital corporativa.

Com a Euax, a Selbetti vai inaugurar a unidade de negócio de consultoria, criada em meio a uma reestruturação dos negócios da companhia. As outras BUs incluem serviços de impressão, locação de equipamentos e softwares de gestão, entre outros. Segundo o CEO Júnior Selbach, o objetivo é transformar a companhia em uma tech one-stop shop para empresas.

A Euax nasceu em Joinville, cidade-natal da Selbetti, e atua nos segmentos automotivo, cosméticos, energia, metalurgia e siderurgia, entre outros, com escritórios em Curitiba e São Paulo. Os três fundadores, assim como a equipe, vão ser integrados totalmente ao negócio da compradora.

Essa é a 41ª aquisição da Selbetti em 10 anos. No ano passado, foram sete aquisições. Para 2025, Selbach adianta que há mais duas compras para serem anunciadas, com expectativa de fechar o ano com até seis deals. “Vamos continuar o bichinho de aquisição e gostamos desse modelo de crescimento”, diz o CEO.

A estratégia de aquisições e a entrada em serviços de software vêm compensar um mercado em decadência, o de impressões — exatamente onde a Selbetti começou. Fundada em 1977, a companhia começou como uma fornecedora de máquinas de escrever Olivetti (daí o nome da companhia, que é uma junção da marca italiana com a família fundadora) e cresceu em cima do ramo de impressão, com etiquetagem de embalagens, fornecimento de impressoras e outras soluções.

Atualmente, a Selbetti possui sete mil clientes ativos. No médio prazo, a expectativa da companhia catarinense é de diminuir a dependência de serviços de hardware, como impressão e locação, que representa 68% da receita anual, para algo perto de 55%. Essa composição deve ajudar a companhia a bater o primeiro bilhão em receita em 2026, saindo dos R$ 655 milhões de 2024… leia mais em Pipeline 17/03/2025.