Setor de transporte enfrenta queda significativa dos volumes de mercadorias com turbulência comercial
A Moody’s acredita que a qualidade do crédito no setor deve diminuir, especialmente de empresas de grau especulativo mais alavancadas.
As tarifas estão aumentando o risco de uma recessão econômica global. Embora ainda não seja possível quantificar o impacto do crédito nas empresas avaliadas pela Moody’s no setor global de transporte e logística, a Moody’s espera que os volumes de mercadorias sejam significativamente menores e as taxas de frete provavelmente caiam.
O segmento de transporte e logística dos EUA sentiria o impacto negativo mais direto de um prolongamento da disputa comercial. Empresas ferroviárias de classe 1 (as maiores em termos de receita), como Union Pacific Corporation, CSX Corporation e Norfolk Southern Corporation provavelmente enfrentarão desafios significativos. O impacto das tarifas no crescimento macroeconômico reduzirá os volumes de frete intermodal (mercadorias transferidas por vários modos de transporte) e os volumes de carga, particularmente nos mercados finais industriais e de varejo.
A FedEx Corporation e a UPS, Inc. estão altamente expostas às tarifas. Dados do Departamento de Transporte dos Estados Unidos mostram que, em 2024, as duas transportadoras juntas tinham uma participação total no mercado de frete aéreo dos EUA de 45% e 25%, respectivamente, do frete aéreo internacional, medida como toneladas de receita, uma métrica fundamental no setor de carga aérea.
A Moody’s acredita que a qualidade do crédito no setor deve diminuir, especialmente de empresas de grau especulativo mais alavancadas. Empresas de transporte com rating mais baixo nos EUA, em particular, podem sofrer pressão sobre os ratings.
Em 11 de abril, a China aumentou as tarifas sobre as importações de bens dos EUA para 125% em resposta ao aumento das tarifas dos EUA sobre a maior parte dos produtos chineses para 145% no início da semana. Posteriormente, os EUA concederam uma isenção temporária para smartphones e alguns outros produtos de tecnologia. Os EUA também suspenderam tarifas adicionais elevadas sobre seus parceiros comerciais, além da China, por 90 dias, revertendo a decisão para uma taxa universal de 10% em quase todos os países-alvo. As tarifas estão aumentando o risco de uma recessão econômica global. Embora ainda não possamos quantificar o impacto do crédito nas empresas que avaliamos no setor global de transporte e logística, esperamos que os volumes de mercadorias sejam significativamente menores e as taxas de frete provavelmente caiam.
Para entender quais segmentos do setor estão mais expostos à guerra comercial entre os EUA e a China, nossa avaliação se concentra nas importações de bens dos EUA, excluindo o México e o Canadá,1 além de excluir produtos energéticos2. A figura 1 mostra que o impacto maior será sentido pelas empresas de transporte e logística expostas aos volumes de transporte e frete aéreo originários da China, que representaram 20% de todas as importações dos EUA em 2024. Os dez principais parceiros comerciais dos EUA representaram 65% das importações.

Nem todas as importações da China para os EUA estão sujeitas à tarifa de 145%. A tarifa básica sobre todos os produtos chineses é atualmente de 20%, com 10% introduzidos em fevereiro e outros 10% em março. Os produtos de aço e alumínio têm uma tarifa adicional de 25%, o que levaria sua tarifa total de 45%. Veículos de passageiros, caminhões leves e principais peças automotivas também têm uma tarifa extra de 25%, resultando em um total de 45%. Os smartphones e alguns outros produtos de tecnologia estão temporariamente isentos da alíquota de 145%, portanto, incorrem apenas na alíquota básica de 20%.
Por outro lado, os EUA são o parceiro comercial mais importante da China, com cerca de 6% das importações e 15% das exportações,
de acordo com dados da FactSet.
Este relatório é uma tradução de Tariffs – Global:Transportation sector faces significant drop in goods volumes from trade upheaval publicado em 15 Abril 2025
Com informações da Moody’s 16/04/2025

