SoftBank considera a aquisição do operador de data centers Switch – relatório
A SoftBank está em negociações para adquirir o operador de data centers Switch.
O gigante japonês dos investimentos e das telecomunicações manteve conversações com os dirigentes da empresa e está efetuando as devidas diligências sobre o negócio, informa a Bloomberg.
A SoftBank está em conversações para adquirir a DigitalBridge, principal patrocinadora da Switch. A DigitalBridge tinha cerca de 108 bilhões de dólares (585 bilhões de reais) de ativos sob gestão no final de setembro, incluindo a Switch, mas a aquisição seria da empresa de gestão, no valor de 2,5 bilhões de dólares (13,5 bilhões de reais).
A Switch procura obter cerca de 50 bilhões de dólares (270 bilhões de reais), incluindo dívida, e está também a trabalhar para se tornar pública no próximo ano.
A empresa foi adquirida pela DigitalBridge e IFM em 2022 por 11 bilhões de dólares (59,5 bilhões de reais).
Fundada pelo bilionário Rob Roy, a Switch apregoa regularmente seus designs proprietários e portfólio de patentes. A empresa de data centers, com sede em Las Vegas, opera grandes campi de data centers ‘Prime’ em Austin, Texas; Reno e Las Vegas, Nevada; Grand Rapids, Michigan; e Atlanta, Geórgia. No último ano, a empresa apresentou um pedido de expansão em Austin e Atlanta.
Em julho, anunciou que estava desenvolvendo data centers menores e mais densos especificamente para cargas de trabalho de IA.
Seu Core Campus, localizado em Las Vegas, Nevada, terá até 495 MW de potência após a conclusão da construção.
O próprio bilionário excêntrico da SoftBank, Masayoshi Son, procurou investir pesadamente no boom da IA.
A empresa é um dos principais financiadores do projeto de data centers Stargate da OpenAI (e da própria OpenAI), mas ainda não forneceu todo o dinheiro que prometeu.
Em novembro deste ano, a empresa vendeu a totalidade da sua participação na Nvidia por 5,83 bilhões de dólares (31,5 bilhões de reais) para ajudar a financiar seus planos para a OpenAI – uma ação que Son disse que o fez chorar… leia mais em DCD 15/12/2025

