Uma rodada Seed de US$ 105 milhões? É isso mesmo. Esse foi o valor levantado pela startup Genesis AI, fundada apenas em dezembro do ano passado, e que quer construir um modelo fundacional para alimentar todos os tipos de robôs. O investimento foi co-liderado pela Eclipse Ventures e a Khosla Ventures, segundo apurou o TechCrunch.

As startups de IA têm chamado a atenção por captar boa parte dos recursos do venture capital nos Estados Unidos, especialmente em rodadas late-stage. No caso da Genesis AI, porém, chama a atenção o valor do aporte para uma rodada Seed, de uma startup fundada há menos de um ano e ainda em fase de desenvolvimento da tecnologia.

Parte dos motivos para a captação de um investimento desse porte está no histórico dos fundadores. A Genesis AI foi criada por Zhou Xian, doutor em robótica pela Universidade Carnegie Mellon, e Théophile Gervet, ex-cientista pesquisador da francesa IA Mistral, que também tem levantado rodadas de seis dígitos… leia mais em Startups 01/07/2025