A Air Europa aceitou a oferta da Turkish Airlines para a aquisição de 26% a 27% do capital, por uma soma que pode chegar aos 300 milhões de euros, avança a agência de notícias Efe, citando fontes conhecedoras do processo. A carta de aceitação da oferta foi assinada esta terça-feira pelo presidente da companhia aérea espanhola, Juan José Hidalgo.

A Turkish Airlines avança com um financiamento de 275 milhões de euros, que será transformado em capital após a aprovação da operação pelas entidades reguladoras. Àquele montante somam-se mais 25 milhões para a compra direta de ações.

A transportadora turca ficará com 26% a 27% do capital. A Globalia manterá a maioria do capital (cerca de 53%), ficando os restantes 20% no grupo IAG.

A Air Europa estava sobre pressão para reembolsar o financiamento de 475 milhões atribuído pela Sociedad Estatal de Participaciones Industriales durante a pandemia. A injeção da Turkish Airlines, em conjunto com o dinheiro em caixa, será usada para saldar o empréstimo público.

A aquisição permitirá à transportadora aérea turca reforçar o acesso aos mercados da América do Sul e do Norte, onde a Air Europa opera 14 rotas a partir de Madrid.

Além da Turkish Airlines, também a Lufthansa e a Air France-KLM chegaram a avaliar a operação, mas acabaram por não avançar com uma oferta leia mais em Ecco 19/08/2025