Nos anos que antecederam a pandemia, o crescimento anual dos salários globais flutuou de forma estável entre 1,6% e 2,2%. Agora, a renda, as horas de trabalho e o emprego foram todos impactados pelo COVID-19 – mas para aqueles que mantiveram seus empregos, como os salários foram afetados?

Este gráfico interativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela como a pandemia global afetou os salários nominais e reais, bem como as taxas de desemprego….

Onde os salários médios estão aumentando

Embora talvez contra-intuitivo, o aumento dos salários médios não é de forma alguma um sinal inerente de uma economia ou mercado de trabalho em recuperação . Mesmo assim, em comparação a 2019, os salários realmente aumentaram na maioria dos países, como Brasil, Canadá, Estados Unidos, Itália e Reino Unido…

Uma razão para salários médios mais altos é algo chamado de efeito composicional . O efeito composicional é o que ocorre quando os salários não estão realmente aumentando, mas a composição do emprego muda. Por exemplo, a perda e subsequente ausência de muitos empregos com salários mais baixos no mercado de trabalho devido ao COVID-19 pode distorcer o salário médio para cima.

O Brasil é um excelente exemplo do efeito composicional.

Visualizando como COVID-impactou os salários

À medida que aumentam os salários nominais e reais, também aumenta o desemprego. A atual taxa de desemprego no Brasil é de 13,3% , enquanto os salários dispararam para um índice de salário real de 107,3 durante o primeiro semestre de 2020…Leia mais em visualcapitalist 16/02/2021