ZoomHolding compra CIEL IT, de software de ERP, e mira expansão internacional
A ZoomHolding, ecossistema de empresas de tecnologia com receita de R$ 520 milhões em 2024, anunciou a aquisição da CIEL IT, companhia especializada na solução de ERP Odoo. Com o movimento, a empresa entra no segmento de software e inaugura uma vertical dedicada a automação, dados e eficiência operacional em aposta estratégica que envolve expansão internacional.
Ferramentas de ERP automatizam diversos processos da empresa, de finanças a RH. “Entrar para a ZoomHolding é a oportunidade de levarmos o ERP Odoo a um novo patamar no Brasil. Agora contamos com estrutura, governança e capacidade de escala para entregar projetos mais robustos, conectando software, dados e infraestrutura de ponta”, afirma Rafael Petrella, cofundador da CIEL IT.
Fundada em Santa Catarina, a ZoomHolding tem tecnologia que reúne indústria, hardware, infraestrutura, varejo e, agora, entra no ramo de software. A aquisição amplia a oferta da companhia no mercado B2B, de vendas para outras empresas, e a criação da nova unidade acelera a digitalização interna da própria holding ao adotar o ERP em sua operação.
“Com a CIEL IT, levamos nossa tese de ‘estrutura que empodera’ para o software: processos padronizados, dados confiáveis e automação que destravam performance — tanto dentro de casa quanto para clientes. É o próximo passo da nossa agenda de alto desempenho com governança”, afirma Nilton Júnior, fundador e CEO da holding.
A aquisição também coincide com uma estratégia de expansão internacional da ZoomHolding, cujas principais frentes estão na América Latina, impulsionada pelas vantagens do Mercosul e pela complementaridade dos mercados; Ásia, onde a holding já mantém uma relação sólida com fornecedores chineses e é uma das parceiras da gigante chinesa Huawei; e EUA e Europa, regiões em que a CIEL IT já atua e nas quais o grupo deve intensificar sua presença.
“Nossa visão é consolidar os serviços da holding, estruturar cada empresa para escalar e avançar para novos mercados. Fora isso, a Zoomholding dá início a um novo capítulo, em que software e automação passam a ocupar um papel central na evolução de seus negócios e no impacto entregue ao mercado”, conclui Nilton.
Em 2024, quando atingiu receita de R$ 520 milhões, a ZoomHolding anotou um crescimento de 100%. A operação pela compra da CIEL IT já está concluída do ponto de vista societário e segue em fase final de formalização regulatória. A equipe atual será mantida, e o plano de expansão prevê crescimento da operação ao longo dos próximos ciclos… leia mais em InfoMoney 04/12/2025

