Compass e Votorantim Cimentos são candidatas a abrir o capital nos EUA; Brazil Potash estreia na Nyse.

Na próxima semana, o mercado americano vai atingir a marca de 200 novas empresas que abriram seu capital nas bolsas de lá em 2024 – o volume de IPOs nos Estados Unidos até o fim de novembro é 30% maior do que o registrado no ano passado. Uma dessas 200 é a Brazil Potash, sediada no Canadá e que vai explorar uma mina de potássio no Amazonas. A empresa estreia hoje (21) na Bolsa de Nova York.

Abundância por lá, escassez por aqui. Em 2024 tivemos zero IPO no Brasil. Em 2023? Zero. E 2022? Adivinhem? Zero também.

Com a seca de IPOs no Brasil e sem perspectiva de melhora do mercado no horizonte, empresas brasileiras que tinham se preparado para levantar recursos no mercado de ações local atingiram o limite de espera. E estão mudando os planos. Algumas estão aumentando seu endividamento. Outras fazem operações privadas de venda de ações. Para as que atendem certos requisitos, um dos caminhos estudados é o mercado de ações americano, onde, como se vê, o apetite do investidor segue bastante aquecido.

Compass, braço de gás e energia da Cosan, e Votorantim Cimentos aguardam há alguns anos o melhor momento para abrir o capital no Brasil e são vistas por especialistas consultados pelo InvestNews como duas fortes candidatas à listagem nos Estados Unidos. A Votorantim Cimentos nega que esteja se preparando para fazer o IPO na bolsa dos EUA, mas fontes ligadas a bancos de investimentos afirmam que a companhia monitora o mercado com atenção.

As duas atendem ao principal critério para a listagem nos Estados Unidos: tamanho. É que, no mercado americano, as ofertas costumam ser maiores do que no Brasil. Este ano, o volume médio das ofertas foi de US$ 380 milhões, o equivalente a R$ 1,2 bilhão. Ou seja, a empresa precisa ter um valor de mercado bem mais alto do que isso para chegar lá…. Leia mais em investnews. 21/11/2024