Impulsionada pela inovação, a tecnologia está mudando em um ritmo mais rápido do que nunca. Klaus Schwab, do Fórum Econômico Mundial, escreveu em 2016: “Estamos à beira de uma revolução tecnológica que alterará fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros”. Oito anos depois, a Quarta Revolução Industrial, impulsionada por avanços na inteligência artificial, está a todo vapor.

Os CFOs estão liderando a carga, orientando suas empresas por meio das oportunidades e desafios que a IA generativa traz. Da superação de sistemas desatualizados à descoberta de novas maneiras de inovar, os líderes financeiros estão se adaptando rapidamente para permanecerem competitivos.

6 lições importantes que moldam a abordagem dos CFOs para a IA generativa para 2025

1. A IA generativa está capacitando os CFOs a liderar suas organizações na revolução tecnológica.  Embora a IA generativa não seja a única prioridade para os CFOs, nenhum CFO quer ficar para trás…

2. As empresas estão em vários estágios de sua jornada de IA generativa, mas todas veem o futuro.  A oportunidade de superar a concorrência com tecnologia está com aqueles mais capazes de consolidar e limpar dados. Afinal, a IA generativa é tão poderosa quanto a qualidade dos dados que ela alimenta…

3. Os CFOs estão ficando criativos com a forma como selecionam iniciativas de IA generativa…

4. Um ROI com nova tecnologia nem sempre é fácil ou a única prioridade. Embora o número de funcionários possa permanecer o mesmo, as habilidades necessárias estão evoluindo, com os funcionários precisando se adaptar às novas tecnologias, em vez de serem substituídos por elas…

5. Os CFOs estão fortalecendo suas parcerias com diretores de informação. Como resultado, a análise de dados de base e o treinamento de IA em toda a empresa se tornaram mais essenciais…

6. Os funcionários estão se qualificando para atender às necessidades de tecnologia.

À medida que a Quarta Revolução Industrial ganha velocidade, os CFOs que ultrapassam os limites do que é possível com IA generativa definirão o ritmo para todos os outros. Aqueles que abraçam a mudança, criam parcerias estratégicas e capacitam suas equipes para aproveitar essa tecnologia promissora transformarão os desafios de hoje na vantagem competitiva de amanhã… leia mais em CFO 03/12/2024