A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) lançará em janeiro de 2026 um guia sobre inteligência artificial (IA) para o mercado publicitário. O documento poderá ser acessado pelos 250 associados da entidade — que respondem por 80% dos investimentos de mídia no país.

A iniciativa também permite que as agências testem gratuitamente as funcionalidades de 200 ferramentas de IA durante três meses, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google.

A ideia é que, dessa forma, os gestores possam definir qual ou quais plataformas se adequam melhor às suas necessidades.

“Fazer assinatura de todas as ferramentas representa um custo enorme, então, é uma chance de as agências descobrirem quais valem mais a pena na prática”, afirma a presidente da Abap, Márcia Esteves.

Segundo o empresário Pyr Marcondes, que ajudou a elaborar o guia, o documento também traz a história da tecnologia desde a década de 1950, quando o termo IA foi usado pela primeira vez. “É quase um dicionário desse setor”, diz. Apresenta ainda informações sobre cada ferramenta, como se fosse um manual prático de cada plataformaleia mais em Valor Econômico 05/11/2025