O conselho de administração da Gol aprovou um aumento de capital no valor de R$ 12,03 bilhões, por meio da capitalização de créditos, como parte do plano de reestruturação financeira da companhia. A medida foi aprovada em assembleia geral extraordinária (AGE) realizada em 30 de maio de 2025.

Do valor total, R$ 1 milhão será destinado à conta de capital social e o valor restante à conta de reserva de capital. O aumento de capital é realizado mediante a subscrição de ações ordinárias e ações preferenciais de emissão da companhia. A operação contempla a emissão de mais de 8,1 trilhões de ações ordinárias e 968 bilhões de ações preferencia

Como resultado da capitalização, a Abra Group, controladora da companhia, passa a deter, direta ou indiretamente, aproximadamente 80% da totalidade das ações ordinárias e preferenciais de emissão da Gol. Em 31 de março, o Abra detinha uma participação de 53,69% no capital social da companhia.

A capitalização faz parte do plano de reestruturação aprovado no âmbito do processo de “Chapter 11” (recuperação judicial) nos Estados Unidos, iniciado em janeiro de 2024. A medida foi uma resposta aos desafios enfrentados pelo setor aéreo durante e após a pandemia de covid-19, incluindo queda na demanda e forte impacto cambial.

Aprovado pelo Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, o plano permitiu à Gol acessar novos financiamentos e preservar suas operações, mantendo voos regulares e serviços de baixo custo… saiba mais em Valor Econômico 06/06/2025