Após dar seu primeiro passo no setor de saneamento básico no Brasil, em 2024, o grupo espanhol Acciona estuda novos leilões de água e esgoto e negocia uma joint venture com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para disputar projetos específicos, afirmou José Manuel Entrecanales, presidente-executivo global do grupo, que falou com o Valor durante sua visita ao Brasil, na semana passada.

Segundo o executivo, a companhia também analisa oportunidades no setor de transportes, como o túnel Santos-Guarujá e concessões de mobilidade urbana em São Paulo, além do projeto de construção do novo centro administrativo do governo paulista, no centro da capital.

No entanto, o cenário de juros elevados do país podem prejudicar o interesse da empresa, disse ele. “A economia do Brasil tem alguns KPIs [indicadores-chave de desempenho] muito positivos, como por exemplo uma balança de pagamentos favorável, um setor de mineração explosivo, e um setor agroindustrial e agrícola fantástico. Porém, tem também um custo de financiamento muito alto, taxas de juros elevadas, o que dificulta o investimento, deixa muitos investimentos fora da rentabilidade”, afirmou… leia mais em Valor Econômico 09/05/2025