CDPQ mira energia, transporte e telecom
Após fechar a compra das linhas de transmissão da Equatorial, em uma operação avaliada em R$ 9,4 bilhões, o fundo de pensão canadense CDPQ (Caisse de Dépôt et Placement du Québec) estuda novos ativos para expandir no Brasil. Além de energia, o grupo avalia investimentos em rodovias, mobilidade urbana, data centers e possivelmente saneamento básico, afirmou, ao Valor, Eduardo Farhat, executivo-chefe que lidera as operações do fundo no Brasil.
“O Brasil é um destino claríssimo para a CDPQ. A gente tem constantemente feito investimentos no país. E a tendência é continuar fazendo mais coisas. O Brasil tem um papel importante na diversificação da carteira da CDPQ. É um país grande e que é pouco correlacionado com as regiões onde o grupo tem as maiores alocações de capital, que são a América do Norte e Europa”, disse ele.
Hoje, o fundo tem sob gestão US$ 329 bilhões globalmente. Com a aquisição anunciada no início de abril, a Verene Energia, empresa de linhas de transmissão do fundo, deverá se tornar uma das grandes companhias do setor no … leia mais em Valor Econômico 22/04/2025

