O veterano investidor em mercados emergentes Mark Mobius destacou as empresas de tecnologia dos EUA com foco em economias emergentes como as melhores oportunidades de investimento para o próximo ano.

De acordo com Mobius, as empresas que aproveitam a tecnologia para aumentar a produtividade, especialmente em mercados de alto crescimento como China, Índia e Sudeste Asiático, estão bem posicionadas para um sucesso sustentado.

“O mercado dos EUA continuará a se sair bem. Como você sabe, a tecnologia já se saiu bem. Então, o que eu faria seria focar em empresas e indústrias que estão tirando vantagem da tecnologia para melhorar a produtividade”, disse o presidente do Mobius Emerging Opportunities Fund em uma entrevista à CNBC na semana passada.

“Eu me concentro em empresas que são globais em escopo, produzindo e vendendo nesses países, porque é onde o crescimento ocorrerá”, acrescentou.

Mobius também enfatizou a importância de investir em empresas que se beneficiam dos avanços em inteligência artificial.

Ele cunhou o termo “informação acelerada” para descrever o poder transformador da tecnologia orientada por IA, enfatizando sua capacidade de processar e analisar dados com mais eficiência do que nunca.

O boom dos semicondutores alimenta as economias emergentes

O otimismo de Mobius se alinha ao atual boom de semicondutores em vários mercados emergentes.

Taiwan continua sendo um líder global, produzindo a maioria dos chips avançados do mundo.

Da mesma forma, países da ASEAN, como a Malásia, estão se tornando cada vez mais essenciais para a cadeia global de fornecimento de semicondutores.

A Malásia, por exemplo, agora é responsável por 7% das exportações globais de semicondutores.

O foco do país na produção de chips impulsionou sua economia, atraindo investimentos estrangeiros e reforçando seu papel no ecossistema tecnológico global.

As avaliações das Big Tech levantam questões, mas geram confiança

Mobius reconheceu preocupações sobre as altas avaliações das “Sete Magníficas” — Alphabet, Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla.

Essas empresas viram os preços de suas ações dispararem, com as ações da Nvidia subindo mais de 170% somente em 2024.

Embora alguns analistas se preocupem que esse crescimento possa sinalizar o início de uma bolha tecnológica, Mobius permanece imperturbável.

“Você deve lembrar que não pode olhar apenas para a relação preço/lucro, que é a medida normal que as pessoas usam para avaliar se um setor ou uma ação é muito cara, porque a taxa de crescimento dessas empresas é muito grande”, disse ele.

O sucesso da Nvidia, impulsionado pelo lançamento de seu novo chip Blackwell AI, exemplifica como as Big Tech continuam liderando em inovação e desempenho de mercado.

Novas oportunidades no horizonte

Olhando para o futuro, Mobius está otimista não apenas em relação aos gigantes da tecnologia estabelecidos, mas também em relação aos novos participantes do setor.

“Sempre há novas empresas entrando em cena”, disse ele, apontando para a natureza dinâmica da tecnologia e seu impacto nos mercados globais.

Para os investidores, a fusão da expertise tecnológica dos EUA com o crescimento dos mercados emergentes representa uma oportunidade atraente para 2025 e além… saiba mais em invezz 29/11/2024