Cosan planeja vendas parciais de ativos e diz que já há negociações em andamento
A Cosan reiterou, nesta sexta-feira (15), que o plano é priorizar a desalavancagem da estrutura financeira nos próximos anos, com o objetivo de reduzir o endividamento da holding a patamares próximos de zero. As informações são do presidente da companhia, Marcelo Martins, em teleconferência com acionistas e investidores. Ele destacou que a estratégia inclui vendas parciais de ativos, mas não a alienação completa de nenhuma empresa do grupo.
Segundo Martins, já há negociações em andamento, algumas iniciadas há mais tempo e outras mais recentes, para identificar quais negócios podem ser parcialmente monetizados. A expectativa é que, até o fim deste ano, a Cosan apresente ao mercado os ativos que poderão ser vendidos.
“A nossa prioridade aqui são os ativos que eventualmente não gerem [resultados], e a gente monetizar alguns ativos parcialmente. Nós não vamos falar de venda total de companhia nenhuma no portfólio, isso é importante deixar bem claro. E isso é importante para que a gente tenha o acesso a um ‘pool’ de recursos que ajude a nossa estratégia de rebalanceamento da estrutura de capital”, disse… leia mais em Valor Econômico 15/08/2025

