O investimento para startups continua presente e as projeções indicam um 2025 promissor para o venture capital no Brasil. No entanto, mesmo confiantes em relação ao futuro do ecossistema, os aportes agora são feitos com cautela, evitando o crescimento a qualquer custo.

Essa perspectiva positiva esteve presente na maioria dos debates do Startup Labs, evento realizado ontem no Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu os principais players do cenário de inovação brasileiro, foi uma realização de Pequenas Empresas & Grandes Negócios e O Globo, e contou com a cidade do Rio de Janeiro como Cidade Anfitriã e parceria de Extra e Valor.

Quem confirma é Livia Faria, gerente de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que, por meio da BNDESPar, aplica em venture capital há mais de 20 anos: “Vemos o ecossistema de investidores, empreendedores e gestores de fundos muito mais sofisticado no Brasil, então estamos bastante otimistas com o momento atual”.

Para os financiadores, porém, é necessário que as empresas consigam se adequar a um ambiente com muito mais eficiência de capital. Nessa jornada, a inteligência artificial (IA) promete ser uma das maiores aliadas... leia mais em Valor Econômico 27/11/2024