Empresas buscam alternativas de aumento de capital
Um grupo de empresas de capital aberto e fechado mais endividadas – que têm buscado aumento de capital e encontrado dificuldade diante do cenário de juros altos – tem avaliado novas alternativas para injeção de recursos para passar o período mais agudo do processo de reestruturação de seus negócios.
Com a alavancagem de muitas companhias voltando a crescer – e sem perspectivas de redução da taxa básica de juros, hoje a 14,75% -, uma injeção de capital tem sido a saída imediata, especialmente em um momento em que o mercado de capitais, por meio de oferta de ações, segue fechado para parte das empresas.
Sem liquidez no mercado, uma parte tem recorrido a fundos de situações especiais (“special sits”) para conseguir ajustar o balanço em um momento de forte pressão no custo da dívida…
Segundo o sócio da Spectra, Renato Abissamra, a indústria de “special sits” vem se expandindo no Brasil em um momento em que mais empresas precisam de soluções de capital. “Essa indústria está se desenvolvendo, com teses mais criativas”, comenta. Um reflexo, segundo ele, tem sido casas cada vez mais especializadas e atuando em diferentes nichos…leia mais em Valor Econômico 03/06/2025

