Resumo do dia: Reforma Tributária aprovada & entenda os principais pontos; BRF anuncia aquisição da Gelprime & R$ 312,5 milhões; Mega fusão de laticínios & FrieslandCampina e Milcobel, publicados no Portal de Fusões & Aquisições.

INSIGHT DO DIA: Humores & Rumores

Reforma Tributária aprovada — entenda os principais pontos – A Câmara dos Deputados concluiu, nesta terça-feira (17), o projeto que regulamenta a Reforma Tributária. Agora segue para sanção presidencial. A conclusão da votação marca um passo crucial para a implementação do novo sistema tributário, que substitui cinco impostos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por três novos tributos: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo. A transição ocorrerá gradualmente entre 2026 e 2033.  A aprovação da reforma representa um acontecimento histórico, uma vez que a reforma tributária foi objeto de discussões ao longo de 30 anos, abrangendo governos sucessivos, sem nunca ter sido concretizada. No entanto, o ponto que gerou debate foi a possibilidade de termos um valor alto para o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que poderá chegar a 28,6% (o que o tornaria o mais elevado do mundo). A princípio, o valor definido pela regulamentação da reforma é uma média de 26,5%. Por hora, a proposta de Reforma Tributária aprovada visa substituir cinco impostos existentes por dois Impostos sobre o Valor Agregado (IVA), adotando o modelo IVA dual. As mudanças propostas são as seguintes: Em substituição aos três tributos federais (PIS, Cofins), será implementada a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), sob responsabilidade do governo federal. Deve entrar em vigor em 2026 para ser implementado de forma generalizada em 2027. Além disso, está previsto a criação de um Imposto Seletivo (IS) em substituição ao IPI e que será usado como desincentivo a produtos e serviços prejudiciais à saúde, como bebidas e cigarros, e à “sustentabilidade ambiental e redução das emissões de carbono”. Em substituição ao ICMS (estadual) e ao ISS (municipal), vem o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que terá administração compartilhada entre os Estados e municípios. Já essa modalidade, deve ter entrada proporcional para o contribuinte entre 2026 e 2032. Já em em substituição ao IPI (federal), esta previsto um Imposto Seletivo, que também será aplicado sobre bens para taxar ao redor do Brasil produtos que são produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM), mas sem reduzir os “diferenciais competitivos” da região. A soma das alíquotas dos dois IVAs, conforme o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, necessária para manter a carga tributária, deve ficar entre 26,5% e 28,6%.

Saiba quais são as mais recentes postagens de humores e rumores do mercado.

Pretende compartilhar sua transação em nosso Portal? Nos envie para publicação.

“DEAL” DO DIA

⇒ No Brasil

BRF anuncia aquisição de 50% da Gelprime e entra no setor de gelatina e colágeno – Em mais um passo na estratégia de retomada de investimentos e agregação de valor, a BRF firmou ontem um acordo para a aquisição de 50% do capital social da Gelprime, empresa especializada na produção, comercialização e distribuição de gelatina e colágeno. A companhia investiu R$ 312,5 milhões no negócio. A expectativa é que, com a consolidação da operação após a aprovação de autoridades regulatórias, a Gelprime passe a deter 5% de participação da produção global de gelatina e colágeno, por meio do suporte internacional da BRF. Hoje, o grupo tem pouco menos de 2% do market share do setor no mundo. Na outra ponta, a Gelprime já era um nome conhecido para as empresas de Marcos Molina, pois a Marfrig, controladora da BRF, também é fornecedora de matéria-prima bovina para a Gelprime. O setor atraiu o interesse da BRF porque apresenta margens sólidas, com avanço em torno de 7% ao ano desde 2018, e é considerado altamente rentável devido às aplicações e novos usos de produtos com colágeno e gelatina.

Saiba quais são as mais recentes Transações no Brasil. 

Tem um insight sobre o mercado de M&A?  nos envie para publicação.

⇒ No Exterior

Mega fusão de laticínios: FrieslandCampina e Milcobel unem forças – A gigante holandesa de laticínios FrieslandCampina e a belga Milcobel anunciaram uma fusão. A aquisição é um movimento estratégico que remodelará o setor de laticínios europeu. A fusão ocorre no contexto de um mercado global de laticínios altamente competitivo. Com a aquisição, a FrieslandCampina não apenas fortalece sua presença na Bélgica, mas também sua posição como um player líder na Europa. As duas empresas têm um faturamento combinado de mais de 14 bilhões de euros e operações em 30 países. Para a Milcobel, a maior produtora de laticínios da Bélgica, com um faturamento de 1,3 bilhão de euros em 2023, a fusão significa principalmente um novo começo. A empresa, conhecida por marcas de queijo como Bruges e Nazareth, sofreu reveses nos últimos anos, incluindo um prejuízo líquido de 11,6 milhões de euros no ano passado. Isso levou a uma reorganização e à perda de 130 empregos. A venda da produtora de sorvetes Ysco no início deste ano foi uma das medidas para aliviar a pressão financeira.

Saiba quais são as mais recentes Transações no Exterior

.