Fusões e aquisições no agronegócio
Quando o assunto é agronegócio, o Brasil certamente se destaca como um dos principais produtores de commodities agrícolas. Tomando-se como base as Perspectivas da Economia Mundial elaboradas em abril de 2024 pelo Fundo Monetário Internacional, é esperado que o setor do agronegócio contribua com até 2,2% do crescimento econômico nacional geral em 2024. Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário cresceu 11,3% no primeiro trimestre de 2024.
O setor do agronegócio no Brasil é favorecido pelas condições culturais, climáticas, territoriais e econômicas, que fortaleceram o desenvolvimento e a expansão do setor do agronegócio nos últimos anos, atraindo a atenção de investidores globais. Entre janeiro e setembro de 2023, o Brasil realizou um total de 65 transações de fusão e aquisição no setor do agronegócio, superando em muito a média de 30 transações anuais efetuadas desde 2015.
De acordo com a análise conduzida pela PricewaterhouseCoopers (PwC), a expectativa é que o número de transações de fusão e aquisição relacionadas ao agronegócio aumente até 25% neste ano. A PwC indica ainda que, no que se refere ao agronegócio, os destaques são as agtechs (startups focadas no desenvolvimento de inovações no setor agrícola, como criação de softwares de gestão e monitoramento, inteligência artificial focada no agronegócio etc.), bioinsumos e papel e celulose…… leia mais em GloboRural 30/09/2024

