O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra, pela Gerdau, da totalidade das ações das empresas Rio do Sangue e Paranatinga Energia, pertencentes a Atiaia Energia, por R$ 440 milhões. O negócio foi anunciado em janeiro deste ano e está sujeito ao aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As empresas são responsáveis pelas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) Garganta da Jararaca e Paranatinga II, que somam 58 MW e estão localizadas no estado do Mato Grosso. Os ativos fornecerão energia para unidades produtoras de aço da Gerdau no Brasil, em regime de autoprodução, equivalentes a aproximadamente 8% do consumo de energia de suas operações no país.

Ao Cade, a Gerdau acrescentou que a operação a ajudará a atingir os objetivos de maior competitividade de custos produtivos, com vistas a se tornar uma empresa ainda mais sustentável no longo prazo, em alinhamento com seu compromisso para a redução das emissões de carbono e a utilização de energia renovável… saiba mais em MegaWhat 14/02/2025