Google anuncia computador quântico que resolve em cinco minutos o que os supercomputadores levariam 10 septilhões de anos
Pesquisadores da empresa descreveram essa máquina como um ponto de virada na evolução da tecnologia da informação.
Em 2019, uma equipe de pesquisadores do Google afirmou ter construído uma máquina capaz de realizar tarefas impossíveis para supercomputadores tradicionais. Eles descreveram essa máquina, chamada de computador quântico, como um ponto de virada na evolução da tecnologia da informação.
Alguns cientistas contestaram essa afirmação. Nos anos seguintes, à medida que os supercomputadores tradicionais se tornaram mais poderosos, eles igualaram os feitos do computador quântico do Google.
Nesta segunda-feira, o Google revelou um novo computador quântico que pode encerrar essa corrida entre máquinas tradicionais e quânticas.
Esse computador, baseado em um chip chamado Willow, levou menos de cinco minutos para realizar um cálculo matemático que um dos supercomputadores mais poderosos do mundo não conseguiria completar em 10 septilhões de anos, um período de tempo que supera a idade do universo conhecido…. Leia mais em valor.globo. 10/12/2024.

