IA pode impulsionar a economia brasileira
A inteligência artificial foi tema central de iniciativas de negócios, processos judiciais, investimentos e diversos movimentos dos setores econômicos em abril. Enquanto as “big techs” lutam para escapar dos reguladores, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil há projeções indicando que o país poderá se beneficiar do uso da tecnologia com acréscimo de 13 pontos percentuais no Produto Interno Bruto (PIB) da próxima década.
É isso que consta em um estudo global publicado pela PwC. O relatório “Value in Motion”, entretanto, pondera que esse incremento depende de diversos fatores bem-sucedidos no processo, como implantação responsável, governança clara e capacidade de conquistar a confiança da sociedade e das organizações.

Globalmente, o efeito é ainda mais positivo, de 15 pontos percentuais, também se mantidas as mesmas diretrizes. O estudo entende que os próximos anos vão ser de reconfiguração da indústria, com uma mudança nas fronteiras de setores produtivos.
Em outro cenário, as inovações e as políticas em torno da IA aqueceram os debates durante o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que termina nesta quarta-feira (30). De startups a “big techs”, personagens da indústria, executivos do setor público, entre diversos outros, passaram pelo evento discutindo o futuro da tecnologia e os investimento…. saiba mais em Valor Econômico 01/05/2025

