A bolsa brasileira, a B3, anunciou que oito companhias estarão elegíveis para fazer parte da nova carteira do Ibovespa B3 BR+ (IBBR), a partir de setembro. O indicador mescla as participantes do Ibovespa tradicional, com as empresas brasileiras que possuem as ações listadas em bolsas estrangeiras, mas que têm recibos de ações, os BDRs, negociados no país. São elas: Afya, Inter, Mercado Livre, Nu Holdings, Pag Seguro, Stone, Vtex e XP. As novidades dessa lista são: Afya, Mercado Livre e Vtex.

A primeira prévia da nova composição da carteira será divulgada em 1º de de agosto. A nova carteira valerá por quatro meses, a partir de setembro. Assim como os outros índices de ações da B3, o rebalanceamento do Ibovespa B3 BR+ acontece nos meses de janeiro, maio e setembro.

O índice foi lançado pela bolsa brasileira em agosto de 2024 e a ideia é que ele seja uma referência do desempenho das cotações dos ativos com maior negociabilidade e representatividade na bolsa brasileira, incluindo ações, BDRs e units (que concentram duas ações de uma empresa ou mais).

A atual carteira do Ibovespa B3 BR+ foi rebalanceada neste mês e conta com 92 ativos, sendo 87 ações e 5 BDRs de empresas listadas em bolsas fora do país: Nubank, Stone, XP Investimentos, PagSeguro e Inter.

Conforme a B3, o processo de … leia mais em Valor Investe 26/05/2025