Investimento em inteligência artificial já é ‘imparável’ e muito mais está por vir
A tsunami de investimentos em inteligência artificial, já uma força aparentemente imparável na maior economia do mundo, está prestes a se tornar ainda mais relevante com o novo apoio da Casa Branca e compromissos renovados das maiores empresas do setor. A Alphabet, controladora do Google, que está em uma corrida para proteger seus negócios de busca e publicidade, anunciou, na noite de quarta-feira (23), que gastará mais de US$ 85 bilhões em novos projetos neste ano.
O montante é não apenas 13% maior do que o que havia sido informado aos investidores há três meses, como também se iguala à receita combinada da Pfizer e da 3M no ano passado. Ao mesmo tempo, é uma gota no oceano em comparação ao volume crescente de investimentos, tanto em IA quanto em infraestrutura relacionada, esperado para a próxima década.
Apenas dois anos atrás, o Goldman Sachs estimava os planos de investimento para 2026 das quatro maiores “hyperscalers” [empresas que oferecem infraestrutura de nuvem em larga escala] — Google, Amazon, Microsoft e Meta Platforms — em cerca de US$ 207 bilhões… leia mais em Valor Econômico 24/07/2025

