O leilão da concessão rodoviária da Rota da Celulose, no Mato Grosso do Sul, deverá ser disputado por quatro grupos. Entre os presentes na entrega de propostas, realizada nesta segunda (5), estavam o consórcio da Way com a Kinea; a XP; o BTG; e a K-Infra, segundo fontes. A concorrência está marcada para esta quinta-feira (8), na sede da B3, em São Paulo.

A concessão, que inclui um total de 870 km, prevê R$ 6,9 bilhões de investimentos, com obras como a duplicação de 146 km. Também foram estimados outros R$ 3,2 bilhões em custos operacionais para os 30 anos de contrato. Trata-se da segunda tentativa de licitar o contrato.

Na primeira, em dezembro do ano passado, não houve interessados. Naquele momento, um dos principais problemas apontados pelo mercado foi o subdimensionamento do valor das obras, o que vinha levando a um retorno apertado ao projeto. Além disso, fontes observaram riscos associados ao modelo de cobrança de pedágio “free flow” no contrato… leia mais em Valor Econômico 05/05/2025