O governo de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (18), na sede da B3, em São Paulo, o leilão de concessão rodoviária do Lote Ouro Preto – Mariana, também chamado de Via Liberdade. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.

A concessão vai viabilizar a duplicação total da BR-356 e trazer outras melhorias no trecho que liga a MG-329, em Rio Casca, passando pela MG-262 e BR-356, até a BR-040, em Nova Lima, formando um importante corredor logístico, turístico e econômico da região.

O critério de julgamento combina menor necessidade de contraprestação do poder concedente e maior valor de outorga. O resultado final será proclamado, após a abertura dos envelopes. Segundo o edital, a concessionária vencedora deverá executar obras de duplicação, restauração do pavimento, implantação de acostamentos e dispositivos de segurança, além da operação e manutenção completa do lote. O modelo prevê ainda a adoção de sistema de pedágio eletrônico free-flow, com pagamento automático sem necessidade de cancelas, e descontos para usuários frequentes… leia mais em Valor Econômico 18/09/2025