As empresas que fazem mais fusões e aquisições oferecem melhores retornos aos acionistas, como os dados provaram repetidamente. Além disso, elas estão melhorando com o passar do tempo. Com essa abordagem a Bain & Company a detalha as 10 etapas para alcançar o sucesso na integração de uma aquisição.

A vantagem em retornos aos acionistas alcançada por adquirentes frequentes mais que dobrou nos últimos 20 anos, de 57% para 130% (veja o Bain Brief “How Companies Got So Good at M&A”).

Um dos grandes motivos é a vantagem que os adquirentes frequentes têm quando se trata de integrar duas empresas. Eles tratam a integração mais como uma habilidade do que como um processo, reconhecendo que cada negócio é único e exigirá uma abordagem diferente para atingir a visão estratégica de criação de valor. E eles não hesitam em investir na integração. Eles estão cientes de que erros de integração podem transformar grandes negócios em arrependimentos caros. Na verdade, os executivos de fusões e aquisições que entrevistamos que passaram por aquisições fracassadas apontaram a integração como um problema primário 83% das vezes .

Mas o que aqueles que têm sucesso na integração fazem de diferente? E como as empresas com ambições ousadas de M&A, mas com menos histórico, podem acompanhar? Os melhores integradores seguem consistentemente 10 etapas.

Etapa nº 1: comece a planejar a integração durante a diligência

Muitas empresas não começam a pensar seriamente sobre a integração até que um acordo seja assinado — e isso é sempre tarde demais. Os adquirentes precisam usar o processo de diligência para confirmar sua capacidade de integrar de uma forma que maximize e acelere a criação de valor assim que o acordo for fechado (consulte “Tempos mais difíceis: colocando a diligência de volta na due diligente”, um capítulo do Relatório Global de M&A da Bain de 2023). As melhores empresas aproveitam ao máximo uma curta janela de diligência começando mais cedo, usando dados de fora para dentro e incluindo áreas que podem ajudar a moldar o foco da integração, como talento e cultura. Em seguida, … leia mais em Bain & Company 05/06/2024