Os 10 principais desafios das lideranças nos próximos três anos
As mudanças na demanda de consumidores e clientes, apontadas por 32% das lideranças; os riscos específicos do setor de atuação (32%) e o cenário econômico nacional (31%) são os três maiores desafios externos que as empresas brasileiras devem enfrentar nos próximos três anos. A entrada de novos concorrentes, globais ou locais (29%), e a reforma tributária (28%) também estão no radar das chefias.
Os dados aparecem na pesquisa “Desafios e tendências das empresas em Latam 2024”, realizada pela consultoria EY entre fevereiro e março, com 1.379 executivos do C-level de dez países da América Latina – sendo 177 profissionais no Brasil.
Os entrevistados atuam em organizações de onze patamares de receita, desde aquelas com faturamento menor que R$ 50 milhões (34%) até corporações que faturam mais de R$ 75 bilhões ao ano (4%). A maioria é de setores como serviços profissionais (18%), indústria (14%), comércio (13%) e finanças (12%).
“O cenário econômico, que sempre disputava a primeira ou segunda colocação em pesquisas anteriores como o maior desafio externo, ainda se mantém relevante na agenda, citado por 31% dos entrevistados, mas o que mais desafia as empresas hoje é ‘a mudança na demanda, nas preferências e no comportamento dos consumidores e clientes’, considerado por 32% deles”, analisa Victor Guelman, sócio-líder de market e business development da EY Brasil… leia mais em Valor Econômico 08/10/2024

