A usina termelétrica de Marlim Azul, empreendimento construído pela Arke Energia, joint venture formada por Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power, está à venda, apurou o Valor. Segundo fontes, o Itaú BBA foi contratado para conduzir a venda integral da companhia.

A saída da gestora Pátria do empreendimento já vinha sendo aventada, já que seu modelo de negócios é de aplicar recursos de fundos em projetos com prazos mais longos de retorno, para depois trazer retorno aos cotistas. Contudo, não se sabia da posição dos outros sócios em relação à reciclagem de capital com a venda de suas fatias no projeto.

A usina é a primeira termelétrica a gás natural a operar 100% com gás do pré-sal e pioneira no uso contínuo dessa fonte de energia. A termelétrica Marlim Azul, com capacidade de 565 megawatts (MW), está localizada em Macaé (RJ) e iniciou suas operações em novembro de 2023, num contexto marcado por ondas de calor e picos de energia, com aumento na demanda por energia térmica… leia mais em Valor Econômico 09/01/20204