A ação da Porto sobe 5% depois de um resultado que superou as projeções do mercado em todas as linhas — e da seguradora ter publicado um guidance para o ano, também com números acima do consenso.

Outro fator que agradou o mercado: a Porto pediu o registro de companhia aberta na categoria ‘A’ para duas de suas verticais de negócios: a Porto Saúde e a Porto Serviços. A categoria ‘A’ permite a emissão de qualquer título ou valor mobiliário, incluindo ações.

A leitura de analistas é que isso dará mais independência às duas empresas, permitindo inclusive que elas façam um IPO no futuro — um caminho que a Porto já vinha sinalizando ao mercado há algum tempo.

No primeiro tri, a seguradora da família Garfinkel produziu um lucro líquido de R$ 658 milhões, com um ROE de 21%. O número veio 18% acima do consenso Bloomberg (R$ 558 milhões) e foi impulsionado por uma melhora em todas as linhas do P&L.

O Citi disse que a Porto continua a entregar expansão de rentabilidade “apesar do cenário mais desafiador para o crescimento em auto.”

“A habilidade para expandir em novas verticais e diversificar o negócio tem mantido o interesse dos investidores na tese,” escreveu o analista Gabriel Gusan.… leia mais em Brazil Journal 15/05/2024