Quem é o bilionário que usa inteligência artificial para achar startups promissoras para investir
Nik Storonsky passou a última década agitando o setor bancário global com sua empresa de serviços financeiros Revolut. Agora, o bilionário e ex-operador do Lehman Brothers quer fazer o mesmo no setor de capital de risco.
Sua empresa QuantumLight usa algoritmos e inteligência artificial para buscar oportunidades de investimentos em negócios em estágio inicial. Fundada em 2022, a empresa já investiu em várias startups no ano passado, depois de levantar cerca de US$ 200 milhões para um primeiro fundo que Storonsky ancorou.
Nas últimas semanas, a empresa com sede em Londres adquiriu uma participação em uma startup focada na área da saúde, a Rad AI, a quarta aposta do fundo este ano, na contramão da seca no setor de capital de risco. E a QuantumLight está atualmente finalizando outro acordo, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
“Somos bem diferentes em comparação com uma empresa de capital de risco tradicional”, disse Ilya Kondrashov, CEO da QuantumLight, em entrevista na sede da Revolut em Londres. “É bastante lógico que algo como o que estamos fazendo exista.” … leia mais em O Globo 04/07/2024

