A Ame Digital, fintech da Americanas, não vai operar mais como uma Instituição de Pagamento (IP) junto ao Banco Central (BC), licença que tinha desde outubro de 2022. A empresa fez o pedido de cancelamento em julho deste ano e obteve aprovação do regulador no final de outubro. A informação está na edição desta quinta-feira (6/11) do Diário Oficial da União.

O movimento marca um desfecho importante na história recente da Ame. A fintech até tentou vender sua licença de IP, o CNPJ da Ame, assim como outros ativos, mas as negociações não avançaram. A própria instituição admite isso nas últimas demonstrações financeiras, referentes ao primeiro semestre de 2025. “Após diversas rodadas de interações com potenciais interessados no âmbito do market sounding conduzido pela Americanas, não houve oferta firme de aquisição do CNPJ, da licença de Instituição de Pagamento ou dos demais ativos da Ame”, escreveu.

No balanço do primeiro semestre deste ano, a Ame afirmou que validou um “plano de descontinuidade de negócios” com o BC. “E uma vez interrompidos todos os serviços financeiros, foi solicitada junto ao Banco Central do Brasil o cancelamento da licença de Instituição de Pagamento (IP) em . .. leia mais em finsiders Brasil 06/11/2025