A Telefônica pode vender até 20% de sua participação em sua unidade brasileira.

A operadora, que detém uma participação de 70% em sua subsidiária brasileira, está procurando levantar fundos para reforçar suas ambições de crescimento na Europa.

Conforme relatado pelo El Economista, a venda ainda garantiria que a empresa mantivesse uma maioria de 51% na unidade, que opera como Vivo no mercado.

O jornal espanhol informou que a empresa poderia realizar um aumento de capital para evitar a venda de parte de suas ações da Vivo. Nesse caso, o objetivo é arrecadar pelo menos 3 bilhões de euros (19 bilhões de reais).

A empresa tem mais de 100 milhões de clientes no Brasil.

A Telefônica está reduzindo suas operações na América Latina, em uma iniciativa promovida por seu presidente Marc Murtra.

A operadora quer fortalecer suas operações na Espanha, Reino Unido e Alemanha.

“Nossa prioridade será a Europa, Europa e Europa; manteremos nossa posição de liderança no Brasil como um mercado central e nos concentraremos no que sabemos fazer como operador industrial”, disse Murtra em abril.

No início do ano, a operadora vendeu sua unidade colombiana para a Millicom por 400 milhões de dólares (2,1 bilhões de reais). No mês passado, a Telefônica também confirmou planos de vender sua unidade equatoriana para a Millicom Espanha por 380 milhões de dólares (2 bilhões de reais).

A Telefônica vendeu sua unidade peruana por menos de 1 milhão de dólares (5,4 milhões de reais) para a Integra TecInternational Inc (Integra Tec), um grande golpe para os 2 bilhões de dólares (10,8 bilhões de reais) que a empresa gastou para adquirir a empresa em 1994. Em abril, a publicação espanhola El Confidencial informou que a Telefônica havia contratado o Citi como consultor para vender sua unidade de negócios chilena.

Em fevereiro, a Telefônica chegou a um acordo para vender sua unidade argentina para a Telecom Argentina por 1,2 bilhão de dólares (6,5 bilhões de reais), ao mesmo tempo em que intensificou os planos de vender sua unidade mexicana… leia mais em DCD 07/07/2025