Tozzini & Cescon: o boato e o fato
Há dois dias não se fala em outra coisa nos grandes escritórios de advocacia: a suposta fusão das bancas Tozzini Freire e Cescon Barrieu. Em detalhadas mensagens que circularam no WhatsApp de meia Faria Lima e avenida Paulista, a operação seria anunciada já nesta semana. O que alimentou a boataria é que o Cescon agendou para a tarde desta quarta-feira um evento no Teatro Santander, em São Paulo, sobre “o novo momento” do escritório. Já um diretor do Tozzini registrou, no último dia 5, o domínio de internet tozzinicescon.com.br.
Não vai haver fusão, mas foi por pouco, apurou o Pipeline. As duas bancas tiveram conversas bastante avançadas para uma junção de operações nas últimas semanas, com detalhamentos de sinergias e composição societária, mas o Cescon decidiu abortar a operação no início desta semana. Ainda que as duas bancas tenham boa relação e complementariedade de áreas, o entendimento entre as partes foi que há diferenças culturais, de estilo de gestão a ambições de crescimento – como eram todos especialistas em M&A na mesa, a conclusão é que um movimento desse tamanho só valeria a pena com muito alinhamento e conforto entre todos os sócios.
Fusões e aquisições de escritórios estão na pauta do Cescon há algum tempo. O escritório fez uma incorporação do belo-horizontino Mendo Advogados, em 2019, especializado em mineração – o desempenho dessa operação, que adicionou um time de 30 pessoas, incentivou a firma de Maria Cristina Cescon a buscar novos M&As. No evento desta tarde, em São Paulo, a temática foi justamente o resultado e os planos do escritório: o que foi dito por lá, segundo fontes que participam do encontro, é que o crescimento de 20% este ano vai marcar o maior resultado da história do Cescon, subindo a régua para 2025.
Procurado pelo Pipeline, o Cescon não comentou. Já o Tozzini enviou nota negando fusão com outro escritório, mas sem comentar sobre as tratativas anteriores e sobre o registro de domínio de site. “Temos crescido de forma consistente e continuaremos a fortalecer nossa posição competitiva”, disse em nota… leia mais em Pipeline 13/11/2024

