O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs, neste sábado (12), uma tarifa de 30% sobre as importações do México e da União Europeia, com início previsto para 1º de agosto, após semanas de negociações não resultarem em um acordo mais abrangente.

As novas tarifas foram divulgadas em cartas separadas publicadas no perfil do republicano na Truth Social. No início da semana, Trump já havia anunciado novas tarifas para diversos países, incluindo Japão, Coreia do Sul, Canadá e Brasil, além de uma tarifa de 50% sobre o cobre.

Segundo informou a Reuters, a UE já se preparava para receber uma carta de Trump detalhando as tarifas planejadas contra o maior parceiro comercial e de investimentos dos Estados Unidos, após o acirramento da guerra tarifária nos últimos dias.

Inicialmente, a expectativa era firmar um acordo comercial abrangente, incluindo tarifa zero para produtos industriais. No entanto, meses de negociações difíceis levaram à percepção de que provavelmente será necessário aceitar um acordo provisório agora e esperar por conversas mais favoráveis no futuro saiba mais em Valor Investe 12/07/2025