Relembre as principais fusões e aquisições, rebranding de marcas, pedidos de recuperação judicial, entre outros negócios que se destacaram neste ano.

A inteligência artificial foi a grande estrela de 2024. Em um cenário em que a economia global mostrou sinais de recuperação após anos de instabilidade e juros altos provocados pela pandemia de Covid-19 e por conflitos, a tecnologia de IA evoluiu e se tornou mais acessível, ampliando seu escopo de uso em diversos setores e impulsionando novos modelos de negócio.

Por falar em negócios, no Brasil, em um ano marcado pelo cenário de juros em alta e seca” nas ofertas públicas de ações (IPO), as operações de fusões e aquisições (M&As) voltaram a ganhar tração. No entanto, só vimos uma startup no país alcançar o status de unicórnio, com avaliação superior a US$ 1 bilhão.

E, enquanto muitas empresas optaram por investir em outras, ou ainda mudar a marca para se adequar às necessidades de uma nova geração, 2024 também foi marcado por muitos pedidos de recuperação judicial para renegociar dívidas e evitar a falência. A exceção ficou por conta de Nvidia, Tesla e Amazon, cujos valores de mercado chegaram “nas alturas”.

Confira, a seguir, uma retrospectiva com os negócios que marcaram 2024.

Novos unicórnios impulsionados pela IA

O crescimento da inteligência artificial tem sido um grande impulsionador para a criação de novos unicórnios, empresas que ultrapassam a avaliação de US$ 1 bilhão. Segundo relatório da CB Insights, das 72 startups que atingiram o status de unicórnio em 2024, quase metade (44%) atuam nessa área.

No Brasil, o cenário dos unicórnios ainda passa por uma fase de reavaliação e ajuste, após períodos de instabilidade econômica e incerteza política. Neste ano, vimos somente uma startup virar unicórnio: a QI Tech. A fintech alcançou o status após uma extensão da sua rodada Série B.

Fusões e aquisições

Em 2024, os setores que mais fizeram operações de fusão e aquisição (M&A) no Brasil foram tecnologia da informação (com 355 negócios, no total), empresas de internet (199) e instituições financeiras (68), segundo pesquisa da KPMG. No total, foram realizadas 1.196 operações nos primeiros nove meses deste ano, um aumento de 5% na comparação com o mesmo intervalo de 2023.

Veja algumas das principais transações de M&A por aqui e no mundo neste ano:.. Leia mais em epocanegocios.globo. 30/12/2024