Vestuário, Calçado e Acessórios Relatório de M&A – Julho de 2024
O mais recente Relatório de M&A de Vestuário, Calçado e Acessórios da Capstone Partners relata que os M&As de Vestuário e Calçado retornaram com crescimento do volume de transações em 28,8% no acumulado do ano (YTD) em comparação com o período do ano anterior. Embora os compradores estratégicos tenham compreendido a maioria dos adquirentes, as fusões e aquisições do setor (M&A) também tiveram um ressurgimento nos negócios de plataforma de private equity, exemplificando a perspectiva otimista dos investidores sobre a força do consumidor.
O crescimento das vendas do setor diminuiu, mas bolsões de gastos resilientes alimentaram o apetite de fusões e aquisições à medida que as marcas procuram se adaptar às mudanças nos padrões de gastos e às preferências dos consumidores. Os participantes do segmento de joias capturaram um crescimento saudável das vendas, capitalizando as crescentes preferências dos consumidores por auto-presente e auto-expressão. Os fabricantes de joias de marca viram ganhos contínuos de participação de mercado devido às mudanças no comportamento do consumidor. A resiliência do segmento em meio à moderação de crescimento em todo o setor alimentou as fusões e aquisições do mercado interno e intermediário, à medida que as empresas procuram estabelecer uma forte posição no mercado cada vez mais fraturado. O volume de fusões e aquisições até o momento no segmento triplicou ano após ano (YOY).
Os gastos com calçados diminuíram nos últimos períodos e os impulsionadores de crescimento são mais uma vez o topo da mente para as equipes de gerenciamento. As empresas de calçados com forte fidelidade ao cliente, produtos inovadores e recursos omnichannel estão prontas para capturar um volume de vendas saudável e atrair uma atenção significativa do comprador das estratégias no espaço. A Footwear M&A registrou um crescimento de 62,5% em AY, no ritmo de superar as médias anuais históricas de negociação no segmento.
Espera-se que a mudança rápida do comportamento do consumidor, os gastos com ventos contrários e a deterioração do poder de preços alimentem a robustas fusões e aquisições de vestuário, calçados e acessórios no curto e médio prazo. À medida que os mercados de crédito abrandam, a já florescente atividade do patrocinador provavelmente continuará à medida que os gestores de fundos saírem das empresas de portfólio existentes e procurarem estabelecer novas plataformas.
Os valuations do setor de fusões e aquisições permaneceram saudáveis, com um múltiplo EBITDA médio de 11,3x de 2021 até o acumulado do ano. O preço das transações ultrapassou a média do setor de consumo, em 10,3x no mesmo período. Marcas de alto crescimento e altamente lucrativas continuaram a acumular múltiplos de compra robustos, à medida que os compradores buscam expandir sua presença geográfica, capitalizar a forte tração da marca, dimensionar operações-alvo e reforçar as capacidades omnicanal.

MERCADO DE M&A MOSTRA FORÇA, RETORNO DE NEGÓCIOS DE PLATAFORMA
Atividade de fusões e aquisições nos setores de vestuário, calçados e o setor de acessórios acelerou em relação ao acumulado do ano anterior, com 85 transações. Isto marca um aumento anual de 28,8%.


